Paraná foi um dos 14 estados brasileiros a receber medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, promovido pelo Ministério da Educação. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e premia as secretarias estaduais, municipais e distrital pelas boas práticas na implantação de políticas para a área.
Além do Estado, 227 municípios paranaenses foram reconhecidos com o selo ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze. O?Compromisso Nacional Criança Alfabetizada promove a colaboração entre a União e os estados e municípios para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
A ideia é que cada estado, em colaboração com os municípios, elabore uma política de alfabetização de acordo com a sua realidade. Primeiro lugar geral no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Paraná também já tinha sido reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa alfabetização de crianças que estudam na rede pública.
Segundo dados divulgados em maio pelo ministério, 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, celebra a importância dessa conquista.
Segundo o levantamento do MEC, o Estado avançou de 68% para 73% na comparação entre 2023 com 2019, e saltou uma posição no ranking nacional, ultrapassando Santa Catarina. No Brasil, o Estado passou de 55% para 56% no número médio de crianças alfabetizadas na idade certa.
Ainda que a educação nas séries iniciais do ensino básico seja de responsabilidade dos municípios, o Governo do Estado mantém, desde dezembro de 2022, o programa Educa Juntos, que presta suporte pedagógico aos municípios com foco na alfabetização dos alunos. Segundo o secretário, o programa oferece às redes estaduais avaliações, materiais didáticos de apoio e formação continuada aos professores alfabetizadores.
A entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização às gestões premiadas vai acontecer na próxima quarta-feira, em Brasília.
Fonte AEN.