Em mais um ano, o Paraná colecionou prêmios nacionais e internacionais nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade, sendo reconhecido como um Estado inovador e com destaque para os municípios. Entre eles, o ranking da consultoria Bright Cities considerou o Paraná o Estado mais sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo, ficando novamente à frente de São Paulo e Santa Catarina.
O estudo avaliou a média dos indicadores usados pela ONU para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, levando em conta os três maiores municípios de cada Unidade Federativa. No caso do Paraná, foram avaliados Curitiba, Maringá e Londrina, que apareceram entre os melhores do País.
O resultado reforça o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Paraná para transformar o Estado em um dos mais inovadores do Brasil. Em comparação ao ano anterior, os investimentos na área tiveram um crescimento de 137%, representando um orçamento recorde de 708 milhões e 900 mil reais para alavancar projetos e programas nas áreas de ciência, tecnologia e ensino superior. O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, destacou que investir na inovação é uma das prioridades dessa gestão.
O Paraná também se destacou no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento como o terceiro estado mais inovador do Brasil. Além disso, em novembro, o projeto de assistência social e inclusão Óculos Amigo foi o vencedor por voto popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública.
Diversos municípios paranaenses também foram reconhecidos em 2024 por trabalhos realizados no âmbito da inovação. Um exemplo é a conquista de Curitiba como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, segundo o Fórum de Comunidades Inteligentes. Assaí e Curitiba também conquistaram o primeiro lugar na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
O Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias da premiação. Curitiba, Maringá e Londrina ainda apareceram entre as cidades com melhores ambientes de negócios inovadores na lista dos mil municípios que mais estão conectados com a agenda da inovação em todo o mundo. No ranking, Curitiba ficou em 2ª lugar no cenário nacional, apenas atrás de São Paulo, e na 137ª posição no âmbito mundial.
Fonte AEN.