Em abril deste ano o Paraná alcançou uma marca inédita no tempo médio de abertura de empresas ao conseguir a média de 8 horas e 4 minutos para registro de um novo negócio no CNPJ. Esse é o recorde para o Estado desde que o acompanhamento começou a ser feito em 2019. O presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni, celebrou os bons avanços que a Jucepar atingiu em 2024.
Em março, a Jucepar já havia alcançado um recorde ao registrar um tempo médio de 8 horas e 55 minutos e com isso garantiu a terceira posição no ranking nacional. Ao bater um novo recorde em abril, o Paraná conseguiu mais uma posição, se tornando o 2º estado mais rápido no processo de abertura de empresa do País, ficando apenas atrás do Sergipe, que levou 6 horas para o mesmo processo.
A diferença é que enquanto o Paraná movimentou 7 mil e 96 processos no período, Sergipe atuou em 602. O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.
Além disso, em novembro deste ano, o Conselho de Administração da Jucepar aprovou, por unanimidade, o projeto de consolidação do Empresa Fácil nos municípios paranaenses, dando suporte para reduzir dificuldades na etapa local do processo de abertura de novos empreendimentos.
O projeto está em avaliação de outros órgãos estaduais para ser iniciado. São previstos investimentos próprios da Jucepar, de cerca de 8 milhões e meio de reais, nesse projeto que tem o foco de reduzir o tempo da etapa de análise de viabilidade de endereço.
Fonte AEN.