NO PARANÁ, BRDE REGISTRA R$ 1,7 BILHÃO EM CONTRATOS E AVANÇOS EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Notícias

NO PARANÁ, BRDE REGISTRA R$ 1,7 BILHÃO EM CONTRATOS E AVANÇOS EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

No Paraná, contratos realizados por empresas de todos os portes e setores tiveram o maior número de financiamentos, com cerca de um bilhão de reais.


Estadual


   O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, registrou um bilhão e 700 milhões de reais em contratações de financiamentos na agência do Paraná, conforme mostra o balanço parcial de janeiro a novembro de 2024.

    A expectativa é fechar o ano em 2 bilhões no Estado e 100 milhões de reais, com crescimento de 5% em relação ao ano passado. No geral, somando as operações realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul, a projeção do BRDE é fechar 2024 com 5 bilhões e 800 milhões de reais em contratações.

    No Paraná, contratos realizados por empresas de todos os portes e setores tiveram o maior número de financiamentos, com cerca de um bilhão de reais; seguido de contratos com produtores rurais, no valor de 446 milhões, e prefeituras, com aproximadamente 52 milhões. Como maior instituição financeira repassadora de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do país, o BRDE teve 746 milhões de reais em recursos, sendo 268 milhões e 700 mil reais no Paraná, investidos em projetos de inovação.

    O BRDE e o BNDES também firmaram uma parceria técnica para modelar em conjunto futuros projetos de concessão de Parcerias Público-Privadas. Também foi firmado um convênio entre o BRDE e a Secretaria do Planejamento com o objetivo de Estruturação de Concessão e Parcerias Público-Privadas dentro do Programa de Parcerias do Paraná. O diretor administrativo do BRDE, Heraldo Neves, ressalta que 2024 foi um ano de grandes avanços para o Banco.

     O BRDE participa do consórcio que será responsável pela elaboração dos estudos técnicos e de viabilidade para implantação de um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos, entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O consórcio vai subsidiar a estruturação e a modelagem de concessão para a prestação de serviços de operação e manutenção do VLT.

    O BRDE também é um dos agentes de crédito do Programa Irriga Paraná, criado pelo Governo do Estado. A iniciativa destina cerca de 200 milhões de reais para o programa, com repasse de 150 milhões em linhas de crédito facilitadas para a implantação de sistemas de irrigação. Além disso, o Banco é reconhecido pelas boas práticas de sustentabilidade, por meio do crédito customizado, programas e ações de fomento à economia verde e à equidade social. Essas ações deram destaque ao BRDE, promovendo visibilidade nacional e internacional.


Fonte AEN.


07/01/2025
17:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp