GOVERNO DO ESTADO INVESTIU R$ 30 MILHÕES EM PROGRAMAS DE INCENTIVO AO ESPORTE EM 2024.

Notícias

GOVERNO DO ESTADO INVESTIU R$ 30 MILHÕES EM PROGRAMAS DE INCENTIVO AO ESPORTE EM 2024.

O Proesporte recebeu 25 milhões para a execução de 89 projetos esportivos ao longo do ano.


Estadual


    Em 2024, o Governo do Paraná investiu 30 milhões e 200 mil reais em programas da Secretaria do Esporte, como o Proesporte e o Geração Olímpica e Paralímpica, voltados a projetos esportivos, atletas e técnicos.

    O Proesporte recebeu 25 milhões para a execução de 89 projetos esportivos ao longo do ano, enquanto outros 180 projetos estão em fase de captação de recursos. Os projetos foram organizados em categorias como vivência esportiva, aprendizagem, especialização, alto rendimento, esporte para toda a vida e readaptação. Além disso, no ano passado, foi anunciado o edital 6, que vai destinar 50 milhões de reais a projetos esportivos no biênio 2026/27.

    O programa Geração Olímpica e Paralímpica, maior bolsa-atleta do país, investiu 5 milhões e 200 mil reais em 2024. Financiado pela Copel, o programa beneficia mil 187 atletas e técnicos em diversas categorias, como formador escolar, estadual, nacional e internacional. Desde sua criação, já concedeu mais de 16 mil bolsas, totalizando 60 milhões de reais em investimentos. Até 2028, prevê destinar mais de 26 milhões.

    O Paraná enviou 63 representantes aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, a maior delegação até hoje. Desses, 40 são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica, superando os 35 da Olimpíada de Tóquio.

    Outros 20 atletas tiveram apoio do Proesporte. Nas Paralimpíadas, o desempenho foi histórico: 13 medalhas conquistadas por dez atletas e dois técnicos bolsistas. Entre os destaques estão Beatriz Carneiro, Ronan Cordeiro e Vitor Tavares. No comando, Rodrigo Ferla garantiu ouro e bronze no parataekwondo, e James Walter Lowry, prata no tiro esportivo com Alexandre Galgani.

     Nos Jogos Olímpicos, o Paraná trouxe duas medalhas de bronze. Julia Soares subiu ao pódio na ginástica artística por equipes, e o técnico Adailton Gonçalves treinou Beatriz Ferreira, destaque no boxe feminino até 60 kg. 


Fonte AEN.

 


08/01/2025
15:55
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp