SECRETARIA DA SAÚDE ALERTA PARA CUIDADOS COM ANIMAIS PEÇONHENTOS DURANTE O VERÃO.

Notícias

SECRETARIA DA SAÚDE ALERTA PARA CUIDADOS COM ANIMAIS PEÇONHENTOS DURANTE O VERÃO.

As pessoas devem ficar atentas aos locais onde há risco de presença desses animais, como buracos no chão, ocos de árvores, montes de lenha e pedras.


Saúde


   A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta à população sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos, tanto terrestres quanto aquáticos, comuns nessa época do ano, de temperaturas mais altas.

   O período entre dezembro e março, marcado pela maior movimentação de pessoas em regiões turísticas, de mata e Litoral, coincide com o aumento do metabolismo e do deslocamento desses animais, motivados pela busca de alimento e reprodução.

   Para evitar acidentes com animais como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas, a bióloga da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, Juliana Cequinel, recomenda a adoção de medidas simples, mas fundamentais.

   Além disso, as pessoas devem ficar atentas aos locais onde há risco de presença desses animais, como buracos no chão, ocos de árvores, montes de lenha e pedras. É preciso evitar tocar diretamente nesses locais. Caso a pessoa encontre algum animal peçonhento, a orientação é afastar-se com cuidado, sem tocá-lo ou assustá-lo, e acionar profissionais competentes, como bombeiros, polícia ambiental ou a vigilância de zoonoses.

   Neste mês, foi registrado um acidente grave com a lagarta Lonomia, cujo veneno pode causar uma síndrome hemorrágica potencialmente fatal. Essas lagartas vivem em colônias, e o contato com várias ao mesmo tempo agrava o risco. No ambiente aquático, o Corpo de Bombeiros realizou mais de 8 mil atendimentos relacionados a águas-vivas entre 14 de dezembro e 2 de janeiro no Litoral do Paraná.

   Outras espécies perigosas incluem caravelas, ouriços-do-mar, arraias e bagres. A Secretaria da Saúde orienta que banhistas sigam as recomendações dos guarda-vidas, evitem praias com histórico de acidentes e usem calçados em áreas rochosas. Durante a pesca em rios e lagos, é importante manusear peixes com cuidado. Juliana Cequinel orienta sobre o que fazer em caso de acidente com animais peçonhentos.

   Em caso de dúvidas e orientações, é possível entrar em contato com o CIATox Paraná pelo número 08000 410148. 


Fonte AEN.


09/01/2025
15:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp