PARANÁ BATE R$ 300 BILHÕES DE INVESTIMENTOS PRIVADOS E TEM BOAS PERSPECTIVAS PARA 2025.

Notícias

PARANÁ BATE R$ 300 BILHÕES DE INVESTIMENTOS PRIVADOS E TEM BOAS PERSPECTIVAS PARA 2025.

O Paraná é inclusive um dos grandes responsáveis por alavancar o processo de industrialização da soja no Brasil.


Estadual


   O Paraná começa 2025 com uma nova marca recorde de investimentos privados. Desde 2019, empresas de diversos segmentos já aplicaram 300 bilhões de reais na construção de novas fábricas ou na expansão das atividades em todas as regiões incentivadas pelas vantagens competitivas do Estado.

    O resultado é a queda do desemprego, aumento nas vagas de trabalho com alta remuneração e estímulo à economia regional. Segundo Eduardo Bekin, que preside a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo do Estado, o volume inédito de recursos privados é consequência de um planejamento de longo prazo do poder público e de um alinhamento claro entre os diferentes órgãos estaduais em torno de um objetivo comum.

     Segundo ele, um dos pilares desta estratégia, implantada em 2019, foi a criação da ‘marca Paraná’, um trabalho de branding planejado para exaltar as vantagens competitivas do Estado, sobretudo em termos de infraestrutura e logística, que são fatores que pesam na tomada de decisão do empresariado na hora de escolher onde investir. Somada a isso, estão as concessões de incentivos fiscais por meio do programa Paraná Competitivo e uma intensa agenda de missões comerciais nacionais e internacionais.

      Entre os segmentos que mais têm se destacado, segundo Bekin, está a agroindústria, especialmente as empresas ligadas ao processamento da soja. Com investimentos de quase 5 bilhões de reais feitos por grupos empresariais e cooperativas, o Paraná é inclusive um dos grandes responsáveis por alavancar o processo de industrialização da soja no Brasil.

      Também estão neste pacote os empreendimentos ligados ao setor automotivo, com produção dos automóveis, mas também de matérias prima e equipamentos utilizados pela indústria. O terceiro pilar destacado por Bekin são as fábricas de eletrodomésticos da chamada linha branca.

       Apenas três das empresas deste segmento que fazem parte do Paraná Competitivo são responsáveis por mais de 2 bilhões de reais aplicados no Estado para a construção de novas fábricas ou ampliação de linhas de montagem. Com os investimentos da LG, Electrolux e da Atlas, o Estado já desponta como um promissor polo de eletroeletrônicos.

        Além disso, para ajudar a atrair mais capital privado para o Estado, a Invest Paraná também organiza e participa de uma série de missões comerciais internacionais com potenciais investidores e parceiros comerciais. 


Fonte AEN

 


10/01/2025
15:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp