A Sanepar completa sessenta e dois anos presente todos os dias na vida dos paranaenses. Durante estas mais de seis décadas, os investimentos e serviços prestados pela Companhia mudaram a vida das pessoas, levando infraestrutura e garantindo mais saúde e qualidade de vida para quase 12 milhões de habitantes do Paraná, além dos moradores de Porto União, em Santa Catarina. Nos municípios em que atende, a Sanepar produz e distribui água tratada para 100% da população, e 81% têm acesso ao serviço de esgoto.
Estes indicadores refletem o avanço da Sanepar que se consolida como uma das melhores empresas do setor no país, sendo considerada a maior empresa pública do Brasil.
Os dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento apontam que a média de coleta de esgoto do país está em 56% e a de tratamento fica em 52,2%. No Paraná o tratamento de esgoto é 100%. O diretor-presidente Wilson Bley comemorou a data ressaltando esses bons resultados.
Além da capital Curitiba, o Paraná tem 30 cidades com o saneamento universalizado e com indicadores acima de 90%. Dentre as maiores cidades, com população acima de 100 mil habitantes, estão Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Pinhais, Piraquara, Umuarama e Cambé. Wilson Bley explicou que mais investimentos estão previstos para ampliar este serviço nos próximos anos.
Para acelerar a ampliação da cobertura com esgoto a empresa também inovou com as Parcerias Público-Privada. Nas regiões Centro-Leste e Oeste, no início de 2025 assinou contrato para a concessão dos serviços para o período de 24 anos, que prevê a universalização em 112 cidades, visando alcançar a meta de 90% estipulada pelo novo marco legal do saneamento, até 2033. Criada em 1963 pelo governador Ney Braga, a Sanepar nasceu com o propósito de promover no estado o saneamento básico, que na época era bem precário. Naquela época, das 221 sedes municipais, apenas 37 tinham água potável e apenas 13 serviço de esgoto.
Fonte AEN.