ALÉM DO CASO ELOAH: PARANÁ SOLUCIONA 100% DOS CASOS DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS.

Notícias

ALÉM DO CASO ELOAH: PARANÁ SOLUCIONA 100% DOS CASOS DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS.

A equipe especializada atua de forma ágil e integrada com outras forças de segurança e a sociedade civil, garantindo eficiência no atendimento em qualquer região do Estado.


Estadual


    A integração entre as forças policiais no Paraná tem colocado o Estado como referência na resolução de crimes, especialmente envolvendo crianças. A cooperação entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e unidades especiais, como o grupo Tigre e a Ronel, foi essencial para resolver o desaparecimento da menina Eloah, resgatada em menos de 30 horas após ser sequestrada em Curitiba. Uma mulher foi presa pelo crime. Outro destaque é o trabalho do Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, único no Brasil dedicado exclusivamente a localizar crianças desaparecidas.

    Entre 2019 e 2024, o Sicride registrou 888 casos, incluindo situações de alta complexidade, como o recente caso de Eloah. Todos já foram resolvidos. Com sede em Curitiba, o Sicride atende notificações de desaparecimentos de crianças de até 12 anos, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

   A equipe especializada atua de forma ágil e integrada com outras forças de segurança e a sociedade civil, garantindo eficiência no atendimento em qualquer região do Estado. A delegada-chefe do Sicride, Patrícia Paz, destaca que essa prontidão é essencial para o sucesso das operações.

    A delegada destacou que o Paraná foi o terceiro estado do Brasil a aderir ao programa Alerta Amber, em maio de 2024. Presente em 30 países, ela explica que o sistema envia comunicados especiais a plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp.

    A delegada do Sicride também reforça a importância de uma resposta imediata em casos de desaparecimento e orienta que qualquer situação suspeita seja informada à Polícia Civil.

    Ela também elenca algumas medidas que podem ajudar a prevenir desaparecimentos.

    Em caso de desaparecimento de crianças, o registro de boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do Estado. Além disso, denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelos números 197, da Polícia Civil, ou 181 do Disque-Denúncia. O site do Sicride também disponibiliza informações sobre crianças desaparecidas e materiais de orientação para prevenir novos casos.

 

Fonte AEN.

 

 

 


29/01/2025
16:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp