Como representante do Brasil, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participou do Agricultural Outlook Forum, evento anual realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, USDA. Na sexta-feira, ele esteve no painel “Perspectivas de Grãos e Sementes Oleaginosas”, ao lado do meteorologista do USDA, Brad Rippey, e do economista agrícola Aaron Ates.
O moderador foi o economista agrícola do USDA, Kevin Wittenberger. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos equivale ao Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro. O evento, que começou na quinta-feira, foi realizado no Condado de Arlington, na região metropolitana de Washington D.C., e abordou as tendências de mercado e de produção norte-americana para o período 2025/2026. Garcia destacou a importância de estar presente no evento.
O Brasil e o estado do Paraná foram destaques durante a conferência, uma vez que os EUA devem reduzir as áreas de plantio de soja neste ano. O projeto do Moegão, que aumentará a capacidade de recebimento de grãos no Porto de Paranaguá e deve ser concluído até o final deste ano, também foi apresentado aos participantes do fórum, incluindo o secretário e os subsecretários de Agricultura dos EUA.
Fonte AEN.