14 de Março - Dia Nacional dos Animais

Notícias

14 de Março - Dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais é comemorado, somente no Brasil, em 14 de março.


Variedades


 O calendário comemorativo de datas também considera o dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, marcando também o dia de nascimento de São Francisco de Assis, protetor dos animais.

 A data foi marcada para conscientizar as pessoas sobre necessidades e direitos dos animais irracionais, a importância que têm na vida de todos e informar sobre as mudanças na qualidade de vida desses companheiros dos humanos em todas as fases da vida.

 No Brasil, por Lei Federal, maltratar animais é crime. O maltrato de animais compreende bater, prender o dia todo, não tratar os doentes, submetê-los a trabalho forçado, deixar sem água, comida e abrigo e abandonar animais domésticos.

 Outro grande problema relacionado aos animais é o tráfico mundial, que chega a movimentar mais de 20 bilhões de dólares anualmente. O Brasil, por sua fauna diversificada, é um dos principais países para os traficantes, retirando os animais de seu habitat e encaminhando-os a outros Estados ou mesmo países, muitas vezes sem as mínimas condições de conservação vital, deixando que grande parte deles morra durante o tráfico.

 O Dia Nacional dos Animais foi instituído a partir da apresentação do Estatuto dos Animais, no Congresso Nacional, através de proposta do deputado Eliseu Padilha, consolidando os direitos dos irracionais e os deveres que para com eles devem ter os humanos.

 Trata-se de um dia para ser lembrado e incentivado em sua comemoração, já que se presta a repensar as atitudes que nós, humanos, temos em relação à vida animal e aos cuidados que precisamos ter com os animais mais próximos, os domésticos, que nos acompanham e nos trazem alegria, paz, carinho e amor. 


14/03/2019
07:55
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp