15 de Março, Dia da Escola.

Notícias

15 de Março, Dia da Escola.

O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil.


Educação


 Esta data lembra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.

 A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de todas as nações do mundo. No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindos de Portugal, ainda durante o chamado Período Colonial.

 No entanto, naquela época, escravos e mulheres não tinham direito a educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar.

 Em meados do século XVII, os colégios jesuítas começaram a ceder e aceitar mestiços, por causa dos subsídios de "escola pública" que recebiam. Atualmente, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - devem ter a possibilidade de ir para uma escola.

 Infelizmente, a qualidade no ensino do Brasil ainda é precária e desigual. As melhores instituições de ensino ficam limitadas às pessoas com grande poder econômico, enquanto os mais pobres usufruem de piores condições de aprendizado.

 

 

 


15/03/2019
08:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp