Secretaria Municipal de saúde fará busca ativa de casos de tuberculose

Notícias

Secretaria Municipal de saúde fará busca ativa de casos de tuberculose

Atividades acontecem em alusão ao dia mundial da Tuberculose, 24 de março


Saúde


A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) está realizando a campanha de prevenção da doença. As ações estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde. O foco principal é a identificação de novos casos nas triagens que são feitas nas salas de espera e durante os atendimentos.
 
Além das primeiras orientações feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), o trabalho de conscientização por meio de abordagens e distribuição de material informativo é feito também por médicos e enfermeiros. As UBS’s também estampam cartazes prestando informações sobre a doença e seu tratamento. Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria de Saúde atende 22 pacientes com a doença. Somente em 2019, três novos casos foram confirmados. No entanto, pela estimativa da Semusa, pode haver outros casos que ainda não procuraram auxílio médico.
 
De acordo com o médico Ilton Franzoni, responsável pelo programa da Tuberculose em Laranjeiras do Sul, embora antiga, a doença está presente em todo o país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano surgem no mundo até 6 milhões de novos casos da doença. Franzoni ressaltou que no caso de Laranjeiras a situação é bastante preocupante. “Preocupante não porque temos muitos doentes em tratamento. É o contrário. Nós deveríamos ter um número maior de doentes em tratamento. Por isso a preocupação, pois se nós não estamos tratando, há pessoas que estão com a doença e não estão sendo tratadas”, afirmou.
 
Cristian Ricardo Pinto, Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado, afirmou que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. “Por isso recomenda-se que a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, e palidez”, disse o farmacêutico. 
 
O último óbito por tuberculose em Laranjeiras do Sul, foi registrado em 2017. 
 
Equipe responsável pelo Programa de Tuberculose em Laranjeiras do Sul
*Dr. Hilton Franzoni – Médico responsável pelo programa de Tuberculose
*Márcia Langhinotti Marochi – Bioquímica da Semusa
*Cristian Ricardo Pinto – Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado
*Lucia Bertini Ferreira – Técnica em Enfermagem
*Luís Aquiles de Andrade – Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde
*Patrícia Massuqueto – Enfermeira do setor de Epidemiologia 

22/03/2019
10:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp