Pesquisa aponta que 4 em cada 10 brasileiros não separam o lixo

Notícias

Pesquisa aponta que 4 em cada 10 brasileiros não separam o lixo

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope, 39% dos brasileiros dizem não separar o lixo orgânico do reciclável.


Brasil


   E 76% não fazem a separação por tipo de material e quase um terço não sabe identificar por cores as lixeiras para coleta seletiva.

   Apesar disso, 88% concordam totalmente que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais que podem ser reciclados e 95% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta.

   Ainda que 56% dos pesquisados afirmem que existe coleta seletiva em sua cidade, 50% dizem não utilizar nenhum serviço desse tipo. Um outro estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) no ano passado revelou que uma parcela de 13% do lixo sólido é reciclada no país, mesmo que 30% a 40% desses resíduos sejam recicláveis.

   Ainda segundo o estudo, 45% dos entrevistados têm alguma dificuldade em encontrar informações sobre coleta seletiva onde mora e 39% também têm alguma dificuldade para encontrar informações sobre reciclagem nos rótulos dos produtos.

   Além disso, 59% dos pesquisados dizem saber pouco ou nada sobre reciclagem e 65% afirmam o mesmo sobre a coleta seletiva.     Outros 26% concordam total ou parcialmente que o lixo não é mais um problema seu depois que ele é jogado fora.

   De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a desinformação não é o único obstáculo, existe um "caminho entre informação e ação", percorrido por cada indivíduo de acordo com as razões culturais ou senso de coletividade e até mesmo a cultura de cada um.

   O levantamento ouviu 1,8 mil pessoas por telefone, entre 25 e 30 de maio, e foi encomendado pela cervejaria Ambev.

 

Fonte: G1 


11/06/2018
08:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp