Bangladesh quer parceria em tecnologia para a agricultura.

Notícias

Bangladesh quer parceria em tecnologia para a agricultura.

"Governador Ratinho Junior recebeu o embaixador Zulfiqar Rahman. Além da agricultura, foram temas do encontro o turismo e a visita de uma comitiva de empresários ao país.


Tecnologia


   O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o embaixador de Bangladesh no Brasil, Zulfiqar Rahman, discutiram a intenção de aumentar a parceria comercial, hoje ainda muito limitada e com balança comercial desequilibrada a favor do Paraná. O diplomata quer facilitar a troca de tecnologia na agricultura, área em que o Estado brasileiro é referência, e levar empresas paranaenses para o mercado asiático. Geograficamente, o país, localizado na Baía de Bengala, tem capacidade e proximidade para atender Índia e China, os países mais populosos do mundo.

   Ratinho Junior afirmou no encontro que o Paraná tem uma vocação para o agronegócio, a produção de energia e a industrialização, principalmente no setor automotivo. E também capacidade científica para desenvolvimento tecnológico, em função do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Emater e das universidades estaduais. O Estado já exporta para Bangladesh produtos do complexo soja (farelo, óleo e grão), açúcar e cereais.

   Zulfiqar Rahman destacou que o país asiático tem agricultura pujante e como um dos seus pilares econômicos, mas baixa produtividade e mão de obra quase que exclusivamente humana, o que inviabiliza a colheita de todos os produtos gerados. Em função dessa realidade, o país discute a importação de maquinário agrícola.

   O embaixador também comentou que o seu país é o segundo maior produtor de vestuário do mundo, com confecções de grandes marcas americanas, e que a classe média de Bangladesh, também uma das nações mais populosas do mundo, tem crescido razoavelmente rápido, o que reforça a necessidade de incrementar a produção agrícola.

 

 

Fonte: AEN-PR.


22/06/2019
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp