INSS digital registra 72 mil pedidos de aposentadoria

Notícias

INSS digital registra 72 mil pedidos de aposentadoria

Com 18 dias de funcionamento, o serviço de concessão automática do INSS já recebeu mais de 72 mil pedidos automáticos de aposentadorias e salário-maternidade urbanos.


Variedades


   Deste total, 10,5 mil benefícios foram concedidos imediatamente. Os outros 62,5 mil ainda precisam passar por análises técnicas.     

   A expectativa do instituto é que, em até dois meses, a maior parte desses pedidos sejam concluídos. O serviço oferecido pelo INSS digital está funcionando em todo o país desde 21 de maio. O último levantamento foi em 07 de junho. 

   Pelos números atualizados, a meta inicial do governo de reduzir entre 15% a 20% o atendimento presencial nas agências já começa a ser cumprida. Mas o levantamento em base de dados geral não permite uma avaliação regional ou diagnóstico sobre dificuldades dos beneficiários com o sistema. Essa modernização do procedimento vem como uma promessa de agilização e desafogamento das agências físicas.

   O posicionamento do INSS é o de que a concessão automática ainda é voltada para um público urbano, que tem maior facilidade de acesso digital. O órgão ainda reitera que o serviço não elimina os outros atendimentos presenciais. A concessão automática foi criada para que o cidadão passe a receber o benefício imediatamente, mediante a verificação de documentação disponível em bancos de dados checados pelo instituto. Os pedidos podem ser feito via internet, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Fonte: Agência Brasil / Bem Paraná 


13/06/2018
08:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp