Simepar passa a agregar tecnologia ao monitoramento ambiental.

Notícias

Simepar passa a agregar tecnologia ao monitoramento ambiental.

"Vinculado agora à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, instituto passa a ter um braço voltado para o meio ambiente, mas sem descuidar das previsões meteorológicas.


Variedades


   Na reforma administrativa promovida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o SIMEPAR deixa a pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para ficar vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Mudança que possibilitará agregar tecnologia ao monitoramento do meio ambiente no Paraná, com a precisão de radares, satélites e a experiência de profissionais gabaritados.

   Ações de proteção das barragens, por exemplo. No Estado, estima-se que há mais de 500 barragens de captação de água. São para elas que os olhares tecnológicos do Simepar já estão voltados.

   “A tecnologia do Simepar possibilita ao Estado obter um relatório completo da quantidade de barragens existentes com a caracterização de cada estrutura, dando as condições para que os técnicos façam uma criteriosa avaliação de riscos e danos potenciais, bem como o planejamento e o monitoramento de cada unidade”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

   “Basicamente saímos de uma agência voltada ao monitoramento meteorológico e hidrológico, para ações as mais diversas, com o foco também para o meio ambiente”, acrescenta Eduardo Alvim, presidente do instituto. Alvim estipula o prazo de dois meses para a mudança integral de finalidade por parte do órgão.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


26/06/2019
08:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp