Paraná tem 34,7% de área com florestas e 19 espécies ameaçadas.

Notícias

Paraná tem 34,7% de área com florestas e 19 espécies ameaçadas.

"Para produzir o Inventário, o SFB realizou, a partir de 2013, a coleta de dados em 550 pontos amostrais, distribuídos sobre todo o território estadual.


Estadual


   Embora possa não parecer, no Paraná há floresta para todo lado, em todo lugar. Ao menos é isso o que destaca o Inventário Florestal Nacional, estudo coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o qual revela existir no Paraná um total de 6.909.910,7 hectares (ha) de área florestal, o equivalente a 34,7% de todo o território paranaense.

   Apenas nas áreas com florestas naturais, que somam aproximadamente 5,8 milhões de hectares (29,3% do território), foram identificadas 587 espécies arbóreas (árvores e palmeiras), distribuídas em 265 gêneros e 86 famílias. Considerando-se todas as espécies vegetais (árvores, palmeiras, arbustos, palmeiras, cactos, lianas e herbáceas), registraram-se 587 espécies distribuídas em 279 gêneros e 89 famílias botânicas.

   A má notícia é que, desse total de espécies, 19 se encontram em categorias ameaçadas de extinção. Dentre elas, algumas são de interesse econômico e social, como a Araucaria angustifolia (araucária), e o Euterpe edulis (palmito juçara).

   Outro esforço feito pelo estudo foi de identificar a sanidade das árvores nas florestas do Paraná. 73% foram consideradas sadias, 17% apresentaram sinais de deterioração, 4% apresentaram comprometimento da sanidade pela presença de sinais avançados de deterioração e 5% das árvores encontravam-se mortas em pé. Importante destacar que os indicadores de sanidade das árvores são diversos, como a aparência, estágio de deterioração e grau de comprometimento da árvore.

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná.


20/07/2019
08:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp