Setor produtivo sente efeitos um mês após a greve dos caminhoneiros

Notícias

Setor produtivo sente efeitos um mês após a greve dos caminhoneiros

"Um mês após a paralisação dos caminhoneiros, o agronegócio brasileiro ainda sente os efeitos dos protestos.


Brasil


   Estudo divulgado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostrou que o preço do leite UHT (longa vida) vendido entre indústrias e atacado subiu 29,3% entre os dias 25 de maio e o último dia 15 de Junho.

  Segundo o estudo, o aumento expressivo nos valores ocorreu como única saída para as empresas recomporem seus estoques e conseguirem, assim, normalizar seus negócios, o que deve ocorrer até o final de junho. Isso aconteceu pelo fato de as empresas terem de trabalhar com produção limitada, matéria-prima cara e esvaziamento de estoques.

  Já o setor de soja, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, está totalmente travado. As indústrias não estão comprando nada. Os preços caíram muito e não está havendo comercialização de fertilizantes por parte das indústrias.

  Segundo a entidade, para que haja mudanças é essencial a extinção da tabela de frete e que a regulação dos preços seja conduzida pelo mercado.

  Nas usinas de açúcar e etanol, a produção foi reduzida na segunda quinzena de maio devido aos protestos, segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). A moagem de cana teve perdas de 4,5 dias de produção, em média, o que significou redução de R$ 1,2 bilhão nas receitas do setor sucroenergético. No Paraná, a perda chegou a dez dias de moagem.

  A adoção da tabela de fretes gerou, em 20 dias, prejuízo de R$ 10 bilhões aos setores de soja e milho, de acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O montante é reflexo de uma alta média de 40% no valor do transporte. Os dados foram apresentados pela CNA em audiência para debater a legalidade da tabela no STF (Supremo Tribunal Federal).


Fonte: Gazeta do Povo 


23/06/2018
08:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp