TECPAR FIRMA CONTRATO PARA PRESTAR SERVIÇOS DE P&D EM ENERGIA.

Notícias

TECPAR FIRMA CONTRATO PARA PRESTAR SERVIÇOS DE P&D EM ENERGIA.

"Tecpar desenvolvera sistemas inteligentes e inovadores para a Energética Suape II


Estadual


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai desenvolver sistemas inteligentes e inovadores para a Energética Suape II, empresa que comercializa energia elétrica gerada por usina termelétrica. O contrato foi assinado em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O governador destacou que o foco do Tecpar está no desenvolvimento de projetos inovadores junto ao mercado. “A ideia é que o Tecpar desenvolva junto a seus parceiros soluções para levar inovação para todo o Brasil. O instituto tem quase 80 anos e, com uma equipe técnica capacitada, é um centro tecnológico que atende o país inteiro”, afirmou Ratinho Junior.

Um dos projetos trará melhoria na geração de energia. Para gerar energia, a usina termelétrica utiliza o briquete, que é um bloco de serragem compactado, feito com resíduos florestais. Porém, nem todo o resíduo de madeira pode ser utilizado. Hoje, o resíduo é levado até a usina, para que lá o material mais adequado seja selecionado para gerar o briquete.

O Tecpar foi contratado para desenvolver um sistema inteligente para a seleção das madeiras que serão utilizadas para produzir o briquete. A ideia é que um caminhão com esse sistema inteligente fique no local onde estão os resíduos florestais e selecione automaticamente aqueles que são mais adequados.

Esse sistema inovador, ao selecionar o material, o compactaria e o deixaria pronto para ser levado para a usina. Com isso, o caminhão transportará apenas o que será consumido, dando mais eficiência ao processo.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR


06/11/2019
09:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp