COPEL PUBLICA NORMA PARA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.

Notícias

COPEL PUBLICA NORMA PARA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.

Como forma de garantir a segurança a Copel publica uma norma técnica que estabelece as exigências mínimas para a conexão destes equipamentos à rede elétrica.


Estadual


   O crescimento da frota de veículos elétricos no Paraná faz crescer também o interesse em instalar pontos de recarga em estacionamentos de condomínios residenciais e de comércio. Para garantir que a instalação seja feita com segurança, a Copel acaba de publicar uma norma técnica que estabelece as exigências mínimas para a conexão destes equipamentos à rede elétrica.

   Já disponível no site da Copel, a NTC 902210 enumera os procedimentos a serem seguidos quando uma nova ligação é solicitada. “A norma interessa principalmente a construtoras, engenheiros e arquitetos que, atendendo a uma demanda de mercado, passaram a prever a instalação de uma ou mais estações de recarga de veículos em seus projetos novos e reformas”, explica o engenheiro Fernando Antonio Gruppelli Junior, superintendente que responde pela área de normatização da Copel Distribuição. “A norma é importante porque uniformiza e torna claras as exigências técnicas e de segurança para a instalação destes equipamentos”.

   O custo para abastecer um veículo elétrico é, em média, três a quatro vezes menor que o gasto para rodar uma distância equivalente num carro a gasolina. A autonomia média de um elétrico chega a 300 km, com custo de carregamento de R$ 36. Já o veículo a combustão cobra R$ 120 para completar a mesma distância.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR


05/12/2019
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp