SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul realiza ações de divulgação do trabalho que é oferecido gratuitamente no município


Local


   No dia 1° de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), tem realizado ações para divulgar o trabalho que é oferecido gratuitamente no município. No sábado, 30, durante o desfile cívico, desfilaram com camiseta em alusão a data. Diariamente, é oferecido em todas as Unidades de Saúde o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais e orientações sobre transmissão e prevenção das IST’s e AIDS.

   De acordo com dados epidemiológicos, de 2001 a 2019 Laranjeiras do Sul tem registrado 109 casos de AIDS, 29 de HIV em gestantes, 165 de hepatites virais, 127 de sífilis adquirida, 1 caso de Sífilis Congênita e 36 casos de Sífilis em gestante.  

   Para controlar a doença e prevenir a evolução para a Aids, pessoas soropositivas, ou seja, diagnosticadas com o HIV, devem se medicar com antirretrovirais. Esses remédios impedem a multiplicação do vírus no organismo e, consequentemente, o enfraquecimento do sistema imunológico. A adesão ao tratamento de forma correta é muito importante para que a infecção não se agrave.

   A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para todas as pessoas até 59 anos de idade. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS). Não existe ainda vacina contra Hepatite C, sendo as medidas acima as únicas medidas comprovadas de prevenção e o tratamento como proposta de cura.

 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul


06/12/2019
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp