PARANÁ RETOMA TRANSPLANTE PEDIÁTRICO DE FÍGADO.

Notícias

PARANÁ RETOMA TRANSPLANTE PEDIÁTRICO DE FÍGADO.

"O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no Estado.


Estadual


   Reconhecido mundialmente como referência em doações e transplantes de órgãos, o Paraná deu mais um salto para continuar liderando o ranking na área. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, voltou a realizar transplante pediátrico de fígado. O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no Estado.

   O transplante foi feito em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro e o paciente recebeu alta quarta-feira (19). Mathias Fernandez Baião Wagner mora em Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado já nos primeiros dias de vida. Seu pai, de 19 anos, cedeu parte do órgão para o filho.

   “Todo transplante é um procedimento complexo, mas quando nos referimos à pediatria, elevamos ao máximo o nível de cuidados. Sendo assim, é importantíssimo que voltemos a ofertar serviços nesta área”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

   Neste período em que o serviço não era realizado no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde, através dos profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), realizava a transferência dos pacientes pediátricos que necessitavam de um fígado para São Paulo e, em alguns casos, para o Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR


26/02/2020
08:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp