73% DOS BRASILEIROS SE AUTOMEDICA: MULHERES E JOVENS SÃO MAIORIA NA PRÁTICA.

Notícias

73% DOS BRASILEIROS SE AUTOMEDICA: MULHERES E JOVENS SÃO MAIORIA NA PRÁTICA.

"Na pesquisa, também foi possível observar que as mulheres ainda são a maioria quando o assunto é tomar remédios por conta própria


Saúde


   Uma pesquisa em nível nacional, realizada com mais de 5 mil usuários da plataforma Consulta Remédios, a maior plataforma de saúde do Brasil e oitava maior do mundo, mostrou que a automedicação é, infelizmente, uma realidade no Brasil. De acordo com os dados coletados no período de 22 a 29 de janeiro, 73% das pessoas recorreu à automedicação nos últimos seis meses e, dentro deste universo, 43% afirma saber dos riscos dessa prática e, ainda assim, mantém a automedicação em sua rotina.

   Na pesquisa, também foi possível observar que as mulheres ainda são a maioria quando o assunto é tomar remédios por conta própria. 76% das respondentes afirmam se automedicar, enquanto apenas 69% dos homens mantém esse hábito. No que diz respeito à faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos são os que encabeçam a lista, com 85% afirmando se automedicar. Adultos de 25 a 34 respondem a 83%, 35 a 44 anos 78%, 45 a 54 anos 71%, 55 a 64 anos 64% e dos maiores de 65 anos, apenas 59% afirmam se automedicar.

   Entre os riscos de automedicação estão vários, mas a intoxicação é a mais perigosa. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, cerca de 30 mil casos de internação são registrados por ano no Brasil por decorrência de intoxicação. Outro risco iminente da automedicação é o fato de que, se ministrado na quantidade inadequada, ou ainda, se combinado a outro medicamento, o risco de mascarar sintomas de uma doença mais grave é grande.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


27/02/2020
08:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp