NOVO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO MEC PREVÊ CURSO ONLINE PARA PROFESSOR, TESTE DE FLUÊNCIA PARA ALUNO E INTERCÂMBIO COM PORTUGAL.

Notícias

NOVO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO MEC PREVÊ CURSO ONLINE PARA PROFESSOR, TESTE DE FLUÊNCIA PARA ALUNO E INTERCÂMBIO COM PORTUGAL.

"O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou nota na qual afirma receber com "cautela e preocupação" as ações propostas no programa.


Brasil


   O Ministério da Educação (MEC) um programa de alfabetização chamado Tempo de Aprender. Ele é voltado para formação de professores, reestruturação de material didático e aplicação de um teste nacional em alunos em fase de alfabetização, entre outras medidas. De um modo geral, a adesão às iniciativas do Tempo de Aprender serão voluntárias: cada rede municipal ou estadual poderá decidir se vai oferecer as ações do programa em suas escolas.

   Na apresentação do programa, o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, disse que o foco do programa são os professores do último ano do ensino infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. O Tempo de Aprender é segunda ação da Política Nacional de Alfabetização, que já tinha lançado o “Conta pra mim”, que incentiva pais a lerem para os filhos.

   O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou nota na qual afirma receber com "cautela e preocupação" as ações propostas no programa.

   O Conselho propõe que o programa seja mais debatido com os Estados e municípios, "que o papel de articulador dos estados seja valorizado e potencializado; que eventuais adesões ao programa sejam feitas primeiramente pelos sistemas, sem limitações à prerrogativa dos estados e municípios escolherem ações que possam complementar políticas já em curso em seus respectivos territórios; e, sobretudo, que as políticas já implementadas não sofram reveses ou concorrências de qualquer natureza", conclui a nota.

 

 

 

Fonte: G1 


27/02/2020
08:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp