SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA POPULAÇÃO A EVITAR CONTATO COM MORCEGOS.

Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA POPULAÇÃO A EVITAR CONTATO COM MORCEGOS.

". Dois casos já foram registrados em Laranjeiras do Sul, onde as pessoas foram orientadas e encaminhadas para atendimento médico.


Local


   A Secretaria Municipal da Saúde de Laranjeiras do Sul, orienta a população como proceder caso se depare com morcegos, mortos ou vivos, no quintal ou dentro de casa. A orientação é evitar qualquer contato direto com o animal. Ele pode estar contaminado com o vírus da raiva, não dá para avaliar simplesmente ao olhar. Dois casos já foram registrados em Laranjeiras do Sul, onde as pessoas foram orientadas e encaminhadas para atendimento médico. 

   O vírus da raiva está presente na saliva de mamíferos infectados. Ela pode ser transmitida por animais domésticos, como cães e gatos; animais de produção (bovinos, equinos, suínos, etc) e animais silvestres (morcegos, quatis, macacos, raposas e outros). A pessoa que sofrer agressão ou acidente por manuseio e/ou contato de qualquer tipo destes mamíferos deve procurar atendimento em uma unidade de saúde.

   Qualquer espécie de morcego, inclusive os que se alimentam de frutas e ou de insetos podem transmitir a raiva. Por isso é importante:

- Evitar tocar em qualquer morcego vivo ou morto

- Os morcegos são animais de hábitos noturnos. Quando encontrados caídos ou voando de dia, podem estar doentes, com o vírus da raiva.

- Ao encontrar um morcego nessas condições, ou mesmo morto, avise o serviço de saúde de seu município (Vigilância em Saúde) para que faça a coleta segura deste animal e encaminhe para análise laboratorial.

- O contato direto com morcegos por arranhões, mordida ou toque é grave. Caso isso aconteça, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

- Mantenha seus animais de estimação, cães e gatos, com a vacina contra a raiva em dia.

 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul


02/03/2020
08:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp