PARANÁ É UM DOS ESTADOS COM MAIOR TRANSPARÊNCIA QUANTO À COVID-19

Notícias

PARANÁ É UM DOS ESTADOS COM MAIOR TRANSPARÊNCIA QUANTO À COVID-19

"Além dos dados relacionados ao atendimento dos pacientes, discriminados por idade e sexo, o Governo do Estado publica contratações e compras realizadas em decorrência da doença.


Estadual


   As informações sobre a evolução da pandemia da Covid-19 no Paraná como número de casos, regiões e faixas etárias de maior incidência e as ações de enfrentamentos estão disponíveis aos cidadãos pela internet. Com inclusão dos leitos destinados exclusivamente para quem contrair a Covid-19, o Estado subiu 13 posições no ranking da entidade Open Knowledge, que avalia a transparência com relação à pandemia.

   Na avaliação da semana anterior o Paraná aparecia em 16º lugar entre os estados brasileiros, com a transparência avaliada como baixa. Na última quinta-feira 16, a entidade divulgou novo ranking em que o Estado ocupa a terceira posição, com avaliação “boa”, ao lado do Rio e Janeiro e do Maranhão.

   Além dos dados relacionados ao atendimento dos pacientes, discriminados por idade e sexo, o Governo do Estado publica contratações e compras realizadas em decorrência da doença.

   A iniciativa de aumentar as informações para a população foi coordenada pela Controladoria-Geral do Estado, que buscou as fontes dos dados, por meio de sua Coordenadoria de Transparência e Controle Social, em parceria com outras secretarias. “Nessa época de incertezas a melhor arma contra a desinformação e propagação de boatos é a transparência. A situação é grave, mas só a informação correta pode dirimir dúvidas e evitar pânico”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

   No site paranaense exclusivo para divulgar ações de combate ao novo coronavírus (www.coronavirus.pr.gov.br) foi criada a aba ‘Transparência’. Nela, o item ‘Coronavírus em números’ mostra, em um mapa, onde e em que intensidade o vírus foi detectado em pacientes. Também há uma tabela que possibilita o acompanhamento por município e a distinção dos pacientes por idade e sexo.

 

Fonte AEN


20/04/2020
08:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp