GOVERNO DO PARANÁ ENTREGA CAMINHÕES-PIPA PARA 29 MUNICÍPIOS DO ESTADO

Notícias

GOVERNO DO PARANÁ ENTREGA CAMINHÕES-PIPA PARA 29 MUNICÍPIOS DO ESTADO

"O investimento por parte do Instituto Água e Terra, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é de pouco mais de 6 milhões e 200 mil reais.


Estadual


   O Paraná ganhou uma ajuda no combate a focos de incêndio, no abastecimento de água nas cidades que enfrentam a estiagem e contra a proliferação do coronavírus. O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, durante a semana 20 de um total de 29 caminhões-pipa que vão atender municípios de diversas regiões do Estado.

   O investimento por parte do Instituto Água e Terra, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é de pouco mais de 6 milhões e 200 mil reais. 

    Ratinho Junior explicou que, neste primeiro momento, os veículos ficam concentrados na higienização de calçadas e ruas próximas a hospitais, para ajudar a enfrentar a circulação do novo coronavírus.

   Os caminhões-pipa serão também uma peça importante no suporte aos 29 municípios atendidos neste primeiro momento. Eles vão ser usados para minimizar os efeitos da estiagem. O Paraná vive a pior estiagem desde que o Simepar começou a monitorar as condições do tempo, em 1997. A baixa precipitação já dura dez meses e o levantamento do órgão apontou que nove das maiores cidades paranaenses, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre junho do ano passado e março deste ano.

   Como forma de colaborar com a contenção de incêndios, a Defesa Civil Estadual entregou ao Corpo de Bombeiros equipamentos de combate a incêndios florestais e de atendimento a emergências com produtos perigosos.

   Os equipamentos foram comprados por meio do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, com investimento de cerca de 3 milhões e 400 mil reais.

   Os caminhões-pipa também contribuem com a proteção ambiental em situações críticas, como neste período de poucas chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio aumentam nesta época do ano, entre o outono e o inverno. Os veículos podem ser usados, ainda, na desobstrução de galerias pluviais, conservação de estradas e pavimentação urbana, irrigação e limpeza de terrenos, de praças, jardins e locais públicos.

 

Fonte: AEN:


24/04/2020
08:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp