PROGRAMA TELEMEDICINA PARANÁ CHEGA A 2 MIL E 300 ATENDIMENTOS

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PROGRAMA TELEMEDICINA PARANÁ CHEGA A 2 MIL E 300 ATENDIMENTOS

"Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná.


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O Telemedicina Paraná completou neste início de semana 2.395 atendimentos, auxiliando nas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado. Lançado há duas semanas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer local do Estado pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.

Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e permite que o cidadão passe por consulta de casa. O serviço também permite o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, com a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.

Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Dos 2.395 atendimentos, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas dez foram encaminhados para as unidades de saúde. Os demais fizeram o cadastro e não deram continuidade à triagem ou não tinham qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus.

O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus. A iniciativa conta com bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, que desenvolvem projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia. O Telemedicina Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a partir de uma demanda da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina e de Psicologia do Paraná.

Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre a condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da inteligência artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus recebe orientações de como se prevenir. Se for identificado com algum sintoma, é encaminhado para a nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19 ele recebe novas orientações. Na consulta online, o médico dá o diagnóstico, com a possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.

 

Fonte: AEN 


30/04/2020
08:15
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