PARANÁ ELABORA PROPOSTAS PARA ESTIMULAR RETOMADA DA ECONOMIA

Notícias

PARANÁ ELABORA PROPOSTAS PARA ESTIMULAR RETOMADA DA ECONOMIA

"De acordo com o governador, o selo seria uma maneira de estimular a compra de produtos que ajudem a recuperar a economia local.


Estadual


    O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que uma equipe técnica do Estado trabalha na elaboração de propostas para a retomada econômica e de estímulo à geração de emprego e renda. Segundo Ratinho Junior, a criação do selo “made in Paraná”, ou seja, “feito no Paraná”, é uma das alternativas para estimular o consumo regional e recuperar as perdas sociais e financeiras provocadas pela interrupção de atividades ao longo da pandemia do novo coronavírus.

    De acordo com o governador, o selo seria uma maneira de estimular a compra de produtos que ajudem a recuperar a economia local. O governador elencou pontos de atenção do grupo de trabalho e reforçou que o Governo do Estado mantém como um dos seus objetivos transformar o Paraná em um grande hub logístico na América do Sul. Ele disse que o planejamento e os resultados das análises desse colegiado darão segurança para tomar decisões.

    Segundo Ratinho Junior, neste momento houve a necessidade de redirecionar recursos, mas o planejamento prossegue. O governador apresentou um panorama do setor agroindustrial, reforçando que o Paraná é estratégico para a qualidade e a segurança alimentar do País e do mundo, e que neste ano há recorde na safra de grãos, com aumento de 14% em relação a ciclo passado.

    Ratinho Junior também citou medidas que mostram que o Estado terá conquistas importantes nos próximos meses, como o recorde de movimentação nos Portos do Paraná em março e os cuidados sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus no setor portuário.

    Ele frisou que o Estado manteve obras essenciais de infraestrutura e lembrou que em breve começam as obras dos acordos de leniência de empresas que detêm concessões de rodovias.

    O governador citou os problemas com a estiagem e as negociações para ampliar a securitização através dos bancos públicos, lembrando que a safra do milho deve ter uma quebra considerável. Em razão disso, afirmou ele, o Estado está ampliando linhas de auxílio no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, e na Fomento Paraná.

    Ratinho Junior também apresentou as principais medidas sanitárias adotadas desde o começo da crise. Ele citou a capacidade do Paraná para testagem da população, que vem crescendo a cada dia; as barreiras sanitárias nas divisas com outros estados e nas fronteiras com outros países; e as novas estruturas de atendimento especializado nos quatro hospitais universitários e nos três hospitais regionais, em Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava.

Fonte: AEN


04/05/2020
08:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp