Inadimplência atinge 63 milhões de consumidores; quase a metade da população adulta do Brasil

Notícias

Inadimplência atinge 63 milhões de consumidores; quase a metade da população adulta do Brasil

"O dado leva em conta brasileiros com o CPF restrito pelo atraso no pagamento de contas.


Brasil


    A inadimplência em todo o país atingiu 63,6 milhões de consumidores - 42% da população adulta brasileira -, ao final do primeiro semestre deste ano, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

   Em junho, houve crescimento de 4,07% na comparação com o mesmo período do ano passado – o último recuo da inadimplência foi registrado em novembro de 2017 , quando o índice recuou 0,89%. Na comparação entre maio e junho, houve alta de 0,61%, a maior variação positiva desde março deste ano.

   Os estados do norte e nordeste concentram, de forma proporcional o maior numero de inadimplentes do país. No comparativo por faixa etária, houve queda da inadimplência entre a população mais jovem, mas o número dos pagamentos em atrasos aumentou entre aqueles com idade mais elevada. 

   As dívidas bancárias, como cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, foram as que apresentaram a maior alta em junho na comparação com o mesmo mês de 2017. Em segundo lugar ficaram as contas básicas como água e luz. A inadimplência com contas de telefone, internet e TV por assinatura vem na terceira posição. As compras feitas no boleto ou crediário no comércio foi o único segmento a apresentar queda na quantidade de atrasos, com recuo de 9,24% em junho.

 

 

Fonte: Agência Brasil / Bem Paraná


17/07/2018
08:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp