HEMEPAR VÊ QUEDA DE ATÉ 25% NAS DOAÇÕES DE SANGUE NA PANDEMIA E FAZ APELO A DOADORES.

Notícias

HEMEPAR VÊ QUEDA DE ATÉ 25% NAS DOAÇÕES DE SANGUE NA PANDEMIA E FAZ APELO A DOADORES.

Conforme Liana Labres de Souza, diretora do Hemepar, as 23 unidades de coleta no estado registraram redução que varia entre 15 e 25% no número de doadores.


Estadual


    Desde o final de junho convivendo com uma média diária alta de novos casos (1.722) e mortes (43) causadas pela Covid-19, o Paraná sofre também com os diversos ‘efeitos colaterais’ da pandemia. Entre eles está o esvaziamento dos bancos de sangue, numa situação que tem levado o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) a realizar convocações de doadores para manter o estoque abastecido.

    Conforme Liana Labres de Souza, diretora do Hemepar, as 23 unidades de coleta no estado registraram redução que varia entre 15 e 25% no número de doadores, comparando com o mesmo período de 2019. A situação coloca o banco de sangue em situação de déficit com relação à demanda, provocando a redução dos estoques no estado.

    Ainda segundo ela, os doadores se afugentaram por conta da pandemia, o risco de contágio. O Hemepar, contudo, está trabalhando com agendamento para evitar aglomerações, além de tomar uma série de outros cuidados.

   Outra questão também tem sido os desfalques no quadro de funcionários, por conta da necessidade de afastar pessoas do grupo de risco, funcionários que tiveram familiares contaminados ou que eles próprios tenham se contaminado e etc, o que reduz a capacidade de coleta.

 

Fonte: Bem Paraná.

 


17/08/2020
10:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp