GOVERNO DO ESTADO E PREFEITOS DISCUTEM PROTOCOLO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO PARANÁ

Notícias

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITOS DISCUTEM PROTOCOLO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO PARANÁ

O retorno das aulas presenciais no Paraná ainda não tem data definida para acontecer, e depende da avaliação da Secretaria da Saúde, do avanço ou não da pandemia no Estado.


Estadual


   A aplicação das medidas sanitárias e de prevenção previstas no Protocolo de Retorno às Aulas, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, foi o tema da reunião virtual com prefeitos e representantes de prefeituras de todas as regiões do Paraná, realizada nesta semana.

    Os prefeitos relataram as principais preocupações e desafios de cada região para que o protocolo seja cumprido. O retorno das aulas presenciais no Paraná ainda não tem data definida para acontecer, e depende da avaliação da Secretaria da Saúde, do avanço ou não da pandemia no Estado.

    Guto Silva, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, abriu o encontro reforçando a importância da participação dos municípios em temas tão essenciais neste momento de pandemia. Ele afirmou que ouvir a contribuição de cada região é de suma importância para que o Governo possa tomar a melhor decisão. O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, destacou a importância de se cumprir rigorosamente o protocolo quando houver liberação da Secretaria da Saúde para um retorno presencial.

    De acordo com ele, experiências internacionais comprovam que onde o protocolo foi seguido rigorosamente nas escolas, não houve aumento no contágio. Segundo Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, a previsão é de um retorno hibrido, que atenda parte dos alunos em aulas online e parte presencial, escalonado por faixa etária e regionalizado.

    Entre os prefeitos, o grande desafio levantado para o cumprimento do protocolo em todo o Paraná é a realidade econômica de cada cidade. Com a queda da arrecadação de muitos municípios e a necessidade de aquisição de insumos para a volta segura, muitos prefeitos demonstraram preocupações quanto ao retorno. Ao final da reunião, Guto Silva solicitou que os presidentes das Associações de Municípios encaminhem o posicionamento de cada prefeito, que será levado ao conhecimento do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Fonte AEN

 


20/08/2020
14:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp