GOVERNO FEDERAL CLASSIFICA O PARANÁ SELO DE UM DOS MELHORES ‘PAGADORES’ DO PAÍS

Notícias

GOVERNO FEDERAL CLASSIFICA O PARANÁ SELO DE UM DOS MELHORES ‘PAGADORES’ DO PAÍS

O índice permite ao Paraná, entre outros pontos, ter o aval da União para garantir operações de crédito com taxas de juros mais vantajosas.


Estadual


   O Paraná está entre as melhores unidades federativas do País em relação à capacidade de pagamento. A informação foi apontada pela STN, a Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Economia. Segundo nota técnica divulgada nesta semana, o Estado está classificado como B em uma escala que varia de A a D, o melhor índice da região Sul do país. Isso ainda deixou o Paraná no grupo de dez estados com selo de bom pagador.

    Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a classificação reforça que o Governo está no caminho certo, cortando gastos e privilégios para aplicar o dinheiro público na melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

    O índice permite ao Paraná, entre outros pontos, ter o aval da União para garantir operações de crédito com taxas de juros mais vantajosas. É o caso do empréstimo de um bilhão e 600 milhões de reais, em fase final de tramitação junto ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O acordo financeiro já contou com aprovação da Assembleia Legislativa do Estado, da Secretaria do Tesouro Nacional e do Conselho Monetário Nacional.

    A expectativa é que o contrato possa ser assinado nos próximos dias, e o montante será destinado a projetos de melhoria da infraestrutura do estado.

   O objetivo da avaliação da STN é apurar se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional: os estados classificados como A ou B podem pedir empréstimos com garantia da União; aqueles com avaliação C ou D são classificados como maus pagadores e não podem contrair novos empréstimos.

    Dentre os nove estados do país que conseguiram avaliação positiva, apenas o Espírito Santo atingiu a nota A.

 

Fonte AEN


28/08/2020
11:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp