COPEL VAI EXPORTAR ENERGIA PARA ARGENTINA E URUGUAI

Notícias

COPEL VAI EXPORTAR ENERGIA PARA ARGENTINA E URUGUAI

O intercâmbio de energia elétrica entre Brasil, Argentina e Uruguai ocorre com frequência.


Estadual


    A Copel Mercado Livre, comercializadora da Copel, recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para exportar energia elétrica para a Argentina e o Uruguai. A decisão foi divulgada nesta semana no Diário Oficial da União. A empresa já tinha sido autorizada no ano passado a importar energia dos países vizinhos. As autorizações são válidas até dezembro de 2022.

    O intercâmbio de energia para a Argentina ocorre por meio de estações de Garabi e Uruguaiana, localizadas no Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina. Para o Uruguai, ocorre por meio das estações em Santana do Livramento e Jaguarão, também no estado gaúcho.

    O intercâmbio de energia elétrica entre Brasil, Argentina e Uruguai ocorre com frequência. O inverno é bastante rigoroso para os países vizinhos, que acabam demandando energia do Brasil justamente nesse período em que também ocorre boa safra de ventos, com energia eólica abundante. A exportação acontece por meio de usinas termoelétricas que não estão sendo acionadas pelo Operador Nacional do Sistema, ONS, no Brasil, em razão da grande produção via geração eólica.

    Segundo o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o Paraná conta com a Usina Elétrica a Gás de Araucária como forte candidata a atender países vizinhos. De acordo com o diretor-geral da Copel Mercado livre, Franklin Miguel, normalmente, a exportação para a Argentina acontece entre os meses de junho a julho, com importação de março a a maio. Para o Uruguai, houve exportação em volume menor nos meses de abril e maio de este ano e importação ao longo de quase todos os meses do ano passado.

    A Copel Mercado Livre hoje tem cerca de 800 consumidores, em 14 Estados brasileiros. Mais informações estão na página copelmercadolivre.com.

 

Fonte AEN.


28/08/2020
11:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp