PARANÁ PREVÊ NOVA AMPLIAÇÃO DE TESTAGEM PARA IDENTIFICAR INFECTADOS

Notícias

PARANÁ PREVÊ NOVA AMPLIAÇÃO DE TESTAGEM PARA IDENTIFICAR INFECTADOS

No encontro, o Paraná foi reconhecido como referência no País pela rede de laboratórios para testagem de identificação do novo coronavírus.


Estadual


   O Paraná prevê uma nova ampliação na testagem para identificação de infectados pelo novo coronavírus, com reforço em rastreabilidade para isolamento de casos. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde, Beto Preto, em reunião online na sexta-feira entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e a Organização Pan-Americana da Saúde.

   No encontro, o Paraná foi reconhecido como referência no País pela rede de laboratórios para testagem de identificação do novo coronavírus, com menção sobre a organização dos laboratórios diagnósticos e, também, pela ação de rastreio e monitoramento, em implementação.

    De acordo com o secretário Beto Preto, a ampliação na capacidade de realização de exames é uma importante conduta para salvar vidas na pandemia do novo coronavírus.

    No início do mês de agosto, o Ministério da Saúde publicou o Guia de Vigilância Epidemiológica - Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença Coronavírus. O Guia contém orientações sobre como proceder, conceitos e informações sobre a conduta em relação aos casos de suspeitos de infecção, assim como infectados e contatos.

    O Paraná está em implantação do trabalho de rastreamento e ampliação de testagem em parceria com a Opas, com apoio do Conselho dos Secretário Municipais de Saúde.

    O Estado tem dois laboratórios com grande capacidade de processamento que realizam os testes pelo Sistema Único de Saúde: o Laboratório Central do Paraná e o IBMP.

   Atualmente a capacidade diária é de aproximadamente seis mil resultados. Além destes dois, há outros 28 laboratórios, públicos e privados, habilitados para realização dos exames e cadastrados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial.

 

Fonte AEN.


31/08/2020
10:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp