UNIVERSIDADES ESTADUAIS RECEBEM RECURSOS PARA PESQUISAS DA COVID-19.

Notícias

UNIVERSIDADES ESTADUAIS RECEBEM RECURSOS PARA PESQUISAS DA COVID-19.

O projeto envolve 27 pesquisadores, além de estudantes de graduação e pós-graduação, de diferentes áreas.


Estadual


   As universidades estaduais de Londrina, a UEL, e de Maringá, a UEM, foram contempladas com recursos do Governo Federal para apoiar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Covid-19.

    O edital de financiamento foi aberto pelos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações, e pelo CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele visa estimular soluções para a doença pandêmica em diferentes linhas de pesquisa.

   A UEL foi contemplada com 931 mil e 400 reais para desenvolver pesquisas na área de diagnóstico. Já a UEM vai receber 332 mil e 410 para auxiliar as pesquisas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 e suas consequências em pacientes.

   Na Universidade de Londrina são desenvolvidas pesquisas em diagnóstico, baseadas na identificação de agentes causadores de infecções microbianas. Com o novo projeto, os estudos se ampliaram para diagnóstico de vírus causadores de infecções respiratórias graves, com foco na detecção tanto do agente quanto nos anticorpos produzidos pela pessoa infectada. Uma das vantagens da pesquisa da UEL é a redução dos custos nos insumos, que pode fazer um teste para Covid-19 ficar aproximadamente 60% mais barato.

    O projeto envolve 27 pesquisadores, além de estudantes de graduação e pós-graduação, de diferentes áreas. Já o projeto da UEM pretende realizar o acompanhamento de pacientes após alta hospitalar para avaliar as sequelas e consequências da Covid-19, a longo prazo.

 

Fonte: AEN PARANÁ.

 

 

 

 


02/09/2020
15:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp