SETEMBRO AMARELO ALERTA PARA A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: É PRECISO AGIR RÁPIDO

Notícias

SETEMBRO AMARELO ALERTA PARA A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: É PRECISO AGIR RÁPIDO

Ouça a entrevista com a Psicóloga do CAPS de Laranjeiras do Sul Taiane Franco no player acima.


Local


    Com o tema “É preciso agir!”, a Campanha do Setembro Amarelo, que aborda a prevenção ao suicídio, foi iniciada na terça-feira, 1º de setembro. Trata-se de uma campanha que acontece no Brasil desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha alerta para a necessidade de identificar o problema e agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo o país.  

    Em Laranjeiras do Sul as pessoas que sofrem de algum transtorno mental, são atendidas nas Unidades de Saúde e no CAPS que é o Centro de Atenção Psicossocial, onde é oferecido o tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.

    A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo e uma atenta contra a própria vida a cada três segundos. Aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, os casos passam de 12 mil anualmente, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. De todos os casos de suicídio, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Por isso, desde 2014 a campanha nacional Setembro Amarelo conscientiza sobre a prevenção ao suicídio.

 

Fonte Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul

 


03/09/2020
15:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp