ALERTA GEADA ENCERRA ATIVIDADES DESTE ANO NO PARANÁ.

Notícias

ALERTA GEADA ENCERRA ATIVIDADES DESTE ANO NO PARANÁ.

Desde maio, o serviço vinha oferecendo boletins diários sobre as condições do tempo na região cafeeira do Paraná.


Estadual


   O IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado, e o Simepar emitiram, na sexta-feira 11 de setembro, o último boletim do Alerta Geada deste ano. Desde maio, o serviço vinha oferecendo boletins diários sobre as condições do tempo na região cafeeira do Paraná.

    Em casos de possibilidade de geadas com potencial de causar danos às lavouras, ele faz a emissão de avisos com tempo suficiente para que os produtores apliquem técnicas de proteção de cafezais com idade de seis meses a dois anos de implantação.

    A avaliação do Simepar é de que o inverno ocorreu dentro do esperado na zona cafeeira paranaense, sem ondas de frio com potencial de causar danos aos cafezais. Por outro lado, técnicos do Deral, o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, destacam que o clima não foi totalmente favorável.

    A estiagem na fase de enchimento de grãos, entre março e maio, afetou os frutos. Com isso, na média, será uma safra de grãos miúdos, o que diminui a quantidade total da produção. Ainda assim, é esperada uma safra de boa qualidade de bebida, já que praticamente não houve chuvas durante o período de colheita.

   A estiagem também causou desfolha em lavouras mais novas, o que pode afetar a produção da safra 2021. O Paraná tem 38 mil hectares cultivados com café, sendo 35 mil e 500 com lavouras em plena produção. A safra 2020 está praticamente finalizada, e a estimativa é que sejam colhidas 940 mil sacas de café beneficiado.

 

Fonte AEN.

 

 


14/09/2020
15:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp