TECNOLOGIA GARANTE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS DURANTE A PANDEMIA

Notícias

TECNOLOGIA GARANTE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS DURANTE A PANDEMIA

Os professores também gravam áudios complementares, possibilitando a acessibilidade aos estudantes cegos e de baixa visão.


Estadual


    Mesmo sem as aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte deu continuidade à oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes cegos e de baixa visão. Atualmente são 330 estudantes atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), sob a supervisão de 203 professores especialistas, que se organizaram e seguem dando orientações e apoio pedagógico durante a pandemia.

    O ambiente das SRMs permite que os alunos acompanhem as videoaulas dos anos e séries respectivos com a audiodescrição de fórmulas, figuras e gravuras sempre que necessário, dando as mesmas condições de participação com igualdade e oportunidade dos demais estudantes.

    Os professores também gravam áudios complementares, possibilitando a acessibilidade aos estudantes cegos e de baixa visão.

    O secretário da Educação, Renato Feder, ressalta a importância das SRMs, que além dos alunos de baixa visão, têm desempenhado papel fundamental para alunos surdos também. Pela TV, no entanto, uma parte do conteúdo é mais difícil de ser entendida e o papel do docente faz toda a diferença.

    Para desempenhar um bom papel, os professores contam com o suporte do Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAPs), que são cinco: Curitiba, Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão e Maringá. O CAP, braço do Departamento da Diversidade e Educação Especial da Secretaria da Educação, tem diferentes núcleos que são responsáveis pelo apoio didático aos professores, produção de materiais e orientação no uso de tecnologia.

Fonte AEN.

 


16/09/2020
10:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp