QUALIDADE DO ENSINO NO PARANÁ ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO BRASIL

Notícias

QUALIDADE DO ENSINO NO PARANÁ ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO BRASIL

O Ideb é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita no ano passado.


Estadual


   O Paraná alcançou a terceira melhor nota do ensino médio entre as redes estaduais do Brasil segundo dados do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Divulgado nesta semana, o estudo mede a qualidade do ensino no País. Em 2017, o Estado ocupava a sétima posição.

   O Ideb é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita no ano passado, o Paraná conseguiu um fato histórico: obteve o maior crescimento de nota no ensino médio. O Estado subiu 0,7 ponto, saindo de 3,7 para 4,4, maior evolução desde 2005.

   Além disso, o Paraná ocupa o primeiro lugar do Brasil entre as redes estaduais no Ensino Fundamental nos ‘Anos Iniciais’, até o 5º ano, com nota de 6,8, e ficou na terceira posição para os ‘Anos Finais’, entre o 6° e 9° anos.

   Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a educação do Paraná registra um crescimento expressivo graças a um esforço conjunto, a aplicação de novas tecnologias e principalmente pelo grande trabalho dos profissionais da rede estadual.

   O secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, destacou que, além do bom desempenho no ensino médio, o Paraná teve crescimento absoluto de 0,5 ponto, e foi um seis estados a bater a projeção do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para 2019. Somente Bahia e Pará tiveram o desempenho semelhante. Ele destacou o esforço dos profissionais da educação, que levam o ensino diretamente para os estudantes na sala de aula.

    O resultado do Ideb de 2019 mostra que o desempenho do Paraná cresceu em quase todos os municípios do Estado. Dos 399 cidades, houve alta na nota em 359. Destas, 336 atingiram a meta estipulada no Ensino Médio. O mesmo aconteceu na qualidade do ensino entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Houve alta 336 em municípios, e 140 atingiram a meta.

    Os dados do Ideb mostram outro avanço. Houve redução da diferença da nota entre o ensino privado e o ensino público no Paraná. No Ensino Médio, a queda foi de 2,2 para 2,0 pontos e nos Anos Finais foi de 2,1 para 1,6 ponto. No primeiro caso, o número ultrapassou a rede privada em 0,4 ponto.

Fonte AEN


17/09/2020
10:53
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp