PARANÁ TRIFÁSICO ALCANÇA 1.200 QUILÔMETROS DE NOVAS REDES.

Notícias

PARANÁ TRIFÁSICO ALCANÇA 1.200 QUILÔMETROS DE NOVAS REDES.

O investimento atingiu a marca de 237 milhões de reais entre janeiro e setembro


Estadual


    O programa Paraná Trifásico, da Copel e do Governo do Estado, já implementou 1.245 quilômetros de novas redes de energia elétrica no Estado. Esse grande linhão, como está sendo apelidado no Interior, já representa 5% do total de 25 mil quilômetros que serão implementados até 2025.

   O investimento atingiu a marca de 237 milhões de reais entre janeiro e setembro, ultrapassando o montante planejado inicialmente para este ano, que era de cerca de 210 milhões.

    A nova rede trifásica está espalhada por todo o Estado e as obras estão gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que as novas redes já estão transformando a produtividade do agronegócio, já que o modelo trifásico facilita a ampliação das atividades no campo.

    O Paraná Trifásico é uma evolução do Clic Rural, iniciativa que levou energia para mais de 120 mil propriedades rurais nos anos 1980 e se tornou o principal programa de eletrificação rural da época.

     O programa envolve 2 bilhões e 100 milhões de reais e faz parte do maior pacote de investimentos da história da Copel Distribuição, junto ao Rede Elétrica Inteligente, com aporte de 820 milhões de reais para implementar medidores inteligentes em 4 milhões e 500 mil unidades consumidoras.

     São quase 3 bilhões de reais programados para modernizar e automatizar a rede, preparando para novos perfis de consumo relacionados às cidades inteligentes, maior autonomia dos usuários e geração sustentável. Na primeira fase serão atendidos 151 municípios, beneficiando aproximadamente 4 milhões e 500 mil paranaenses.

 

Fonte: AEN

 

 

 


18/09/2020
16:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp