ADAPAR ORIENTA SOBRE PROIBIÇÃO DE AGROTÓXICOS COM PARAQUAT

Notícias

ADAPAR ORIENTA SOBRE PROIBIÇÃO DE AGROTÓXICOS COM PARAQUAT

A proibição passa a valer a partir de 22 de setembro


Brasil


    A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, vai intensificar as orientações a produtores rurais e comerciantes sobre a proibição do uso e comercialização de agrotóxicos com o ingrediente Paraquat no Brasil.

    A proibição passa a valer a partir de 22 de setembro, e é determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Esse produto é classificado como extremamente tóxico.

    No final de 2017, a Anvisa impôs restrições à aplicação de agrotóxicos com Paraquat para algumas culturas e equipamentos de aplicação. Em 2018, o produto deixou de ser comercializado em embalagens inferiores a cinco litros. Neste ano, o dia 22 de setembro vai marcar a proibição definitiva do uso e comercialização do produto em todo o território nacional, independente da cultura ou da forma de aplicação.

    Para garantir o cumprimento das resoluções da Anvisa no Paraná, a Adapar, que já vem orientando os produtores e comerciantes sobre as restrições e proibição desse ingrediente ativo desde 2017, reforçou as orientações.

    Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Blood, o acompanhamento e a fiscalização, a partir dessa data, vai resultar na apreensão do produto encontrado com comerciantes ou usuários, e os responsáveis ficam sujeitos à penalização. Em caso de dúvidas, produtores e comerciantes podem procurar os fiscais de defesa agropecuária da Adapar. Seguindo as recomendações de segurança, algumas unidades estão funcionando com número reduzido de funcionários.

    Mais informações estão na página adapar.pr.gov.br.

Fonte AEN.


19/09/2020
09:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp