COPEL VAI OPERAR MICRORREDES COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.

Notícias

COPEL VAI OPERAR MICRORREDES COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.

A Copel lançará, em breve, chamada pública para contratação de energia proveniente de acessantes de geração distribuída.


Estadual


    A autorização, inédita no Brasil, foi dada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Ela foi dada mediante solicitação feita pela Companhia para implantar um projeto-piloto de compra de energia proveniente de geradores conectados ao sistema de distribuição, com o objetivo de obter benefícios de disponibilidade do fornecimento e otimização de recursos.

    A iniciativa deve atrair produtores independentes de energia de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores.

   Para vender energia à distribuidora, no entanto, eles terão de atender ao requisito de constituir uma microrrede, que é um sistema elétrico independente, uma espécie de “ilha de energia”, na qual a geração, o armazenamento e o consumo podem funcionar conectados ou não à rede de distribuição.

   Os geradores que farão parte das microrredes poderão vender a energia gerada para a Copel e, com isso, alimentar um grupo de consumidores próximos. A distribuidora fica responsável pelo controle e segurança da operação.

   Uma manobra bastante promissora em casos de contingência, uma vez que, enquanto a distribuidora repara a rede, ela pode isolar o sistema e manter o consumidor abastecido.

    Outras informações podem ser conferidas em www.aen.pr.gov.br.

 

Fonte: AEN PÁRANÁ.

 

 


21/09/2020
10:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp