COLHEITA DO CAFÉ TERMINA NO PARANÁ

Notícias

COLHEITA DO CAFÉ TERMINA NO PARANÁ

O clima quente e seco predominante na safra que se encerra provocou efeitos distintos.


Estadual


   O Paraná encerrou, em setembro, a colheita da safra 2019/2020 do café.  Os números finais de produção ainda serão aferidos pela equipe de campo do Departamento de Economia Rural (Deral), mas a estimativa é de que tenham sido produzidas 943 mil sacas de 60 quilos em uma área de 35.556 hectares.

   Caso o número se confirme, a produtividade média será de 26,5 sacas por hectare, ligeiramente superior à obtida na safra anterior.

   O clima quente e seco predominante na safra que se encerra provocou efeitos distintos. No período da frutificação, foi desfavorável para o desenvolvimento da cultura, mas, ao persistir durante a colheita e secagem, garantiu que o produto resultante fosse de boa qualidade.

   A manutenção do mesmo clima desde o primeiro semestre deste ano já passa a preocupar os cafeicultores em relação ao potencial produtivo da próxima safra.

    A comercialização ainda está em ritmo lento, com os produtores optando pela venda apenas para cobrir despesas imediatas. Estima-se que 43% da produção estão negociados, repetindo o que se observou no mesmo período do ano passado.

 

Fonte ParanáPortal


22/09/2020
09:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp