SERVIÇOS DE TRÂNSITO EM RODOVIAS ESTADUAIS ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE

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SERVIÇOS DE TRÂNSITO EM RODOVIAS ESTADUAIS ESTÃO DISPONÍVEIS ONLINE

Eles estão disponibilizados na plataforma Paraná Inteligência Artificial o PIÁ e também no novo site do DER, ambos desenvolvidos pela Celepar.


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    Serviços de trânsito em rodovias estaduais estão disponíveis online. Diversos serviços relacionados à questão de infração de trânsito nas rodovias estaduais do Paraná estão disponíveis de forma online, graças a uma parceria entre a Celepar e o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Indicar a pessoa que dirigia no momento da infração; apresentar defesa prévia, recurso ou solicitar advertência por escrito para auto de infração de trânsito do DER; consultar cópias de documentos relacionados a multa de trânsito do DER estão entre os serviços que podem ser feitos de forma online.

    Eles estão disponibilizados na plataforma Paraná Inteligência Artificial o PIÁ e também no novo site do DER, ambos desenvolvidos pela Celepar.

    Para o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, a iniciativa é bem-vinda em um mundo cada vez mais integrado à internet. Os serviços da Central de Atendimento de Infrações de Trânsito do DER/PR passaram a utilizar também o Sistema de Gestão Digital de Processos de infração de trânsito, da Celepar, ferramenta já empregada pelo Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran-PR e órgãos municipais de trânsito.

    O presidente da Celepar, Leandro Moura, afirma que a tecnologia é uma grande aliada na desburocratização de processos e em tempo de pandemia, também é uma preservação de saúde.

     Para utilizar o serviço, basta acessar o PIÁ pelo site www.pia.pr.gov.br e buscar os serviços com a palavra DER. Estes mesmos serviços também estão disponíveis no portal do DER www.der.pr.gov.br na aba Infrações.

    O Piá é o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 500 serviços do governo estadual em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender demandas e reclamações. Uma vez cadastrado, a plataforma vai avisar por exemplo, sobre o vencimento das faturas de água e luz e dos pontos na carteira de motorista. Além disso, também possibilita cadastrar o animal de estimação, agendar atendimento em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outros serviços.


Fonte AEN.

 

 


14/10/2020
13:49
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