QUASE 70% DAS NOTAS MÁXIMAS NO ENADE 2019 SÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

Notícias

QUASE 70% DAS NOTAS MÁXIMAS NO ENADE 2019 SÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

As universidades federais foram as que mais receberam o conceito 5, considerado a nota máxima do Enade.


Educação


    Os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que 67% dos cursos de graduação com nota máxima são de universidades públicas federais.

    O índice mede a qualidade dos cursos com base no desempenho dos alunos no Enade. Na edição de 2019, foram avaliados os conhecimentos dos estudantes concluintes em cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

   O Conceito Enade varia de 1 a 5, ou seja, quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. De 8.368 cursos, 510 atingiram a maior “nota”. Ao todo, o exame avaliou cerca de 390 mil estudantes do nível superior, sendo 132 mil da rede pública e 257 mil da rede de ensino particular.

    As universidades federais foram as que mais receberam o conceito 5, considerado a nota máxima do Enade. De 1.426 instituições, 23,9% conquistaram o conceito 5.

   O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova que avalia o desempenho das faculdades e das universidades no Brasil. Para isso, é aplicada uma prova aos estudantes concluintes dos cursos em áreas avaliadas pelo exame naquela edição. São dois instrumentos de avaliação:

   Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas) e questionário de perfil dos alunos.

 

Fonte EducaMaisBrasil.


24/10/2020
14:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp