COPEL COMEÇA A IMPLANTAR O REDE ELÉTRICA INTELIGENTE.

Notícias

COPEL COMEÇA A IMPLANTAR O REDE ELÉTRICA INTELIGENTE.

Esse investimento tecnológico vai permitir leitura de consumo a distância e autonomia para o cidadão monitorar o consumo em tempo real por aplicativo.


Estadual


   O programa Rede Elétrica Inteligente começou a tomar forma nesta semana no Paraná com o início da instalação de 37 mil medidores digitais inteligentes em Foz do Iguaçu e da conclusão dos projetos das redes e dos medidores em 20 municípios do Sudoeste.

   O início da fase de obras do programa foi anunciado nesta quarta-feira em uma cerimônia na C.Vale, em Palotina, no Oeste do Estado. O Rede Elétrica Inteligente conta com investimento de 820 milhões de reais e tem como objetivo modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado.

   Esse investimento tecnológico vai permitir leitura de consumo a distância e autonomia para o cidadão monitorar o consumo em tempo real por aplicativo. Além disso, o programa vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema.

   A rede inteligente da Copel será a maior do Brasil, em um modelo que já existe em países como os Estados Unidos e o Japão. O programa foi idealizado para melhorar a qualidade de energia, dar agilidade ao atendimento dos serviços, garantir gestão energética pelo consumidor, reduzir custos operacionais, possibilitar novas modalidades tarifárias e facilitar a integração nas cidades inteligentes.

  Segundo o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o programa é uma revolução tecnológica no setor e coloca o Paraná cada vez mais na vitrine dos investimentos privados, fundamentais, sobretudo, para a recuperação das condições da economia depois da pandemia.

 

Fonte: AEN PARANÁ.


21/11/2020
09:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp