UEM DESENVOLVE SISTEMA QUE AJUDA ELABORAR GRADE DE HORÁRIOS ESCOLAR.

Notícias

UEM DESENVOLVE SISTEMA QUE AJUDA ELABORAR GRADE DE HORÁRIOS ESCOLAR.

Para fazer o cadastro da escola, basta acessar o site www.gpea.uem.br.


Estadual


   A definição de horários de aulas para os professores e alocação de salas para as disciplinas é uma tarefa que toda instituição de ensino deve fazer no início de cada ano letivo.

   É uma missão que, além de consumir horas de trabalho para conseguir uma solução viável, envolve alguns cuidados como disponibilidade do professor, adequação de salas conforme a disciplina ou turma, entre outras variáveis.

   O Grupo de Pesquisas em Engenharia do Algoritmo, o GPEA, do Departamento de Informática da UEM, a Universidade Estadual de Maringá, lançou um software que vai simplificar a tarefa.

   Utilizando técnicas de inteligência computacional, o novo software, denominado SIGAH, Sistema Inteligente de Geração Automatizada de Horário, permite a automação da construção de grades de horários de aula, considerando todas as disciplinas necessárias para cada turma e as disponibilidades de cada professor.

   O programa baseia-se em uma dissertação de mestrado defendida, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM, por Landir Saviniec que, atualmente, é professor no campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná.

   A proposta é disponibilizar o uso do software gratuitamente para as escolas públicas do Estado. O único requisito é que o diretor responsável pela instituição faça um cadastro no portal do programa.

   O novo serviço deve ser apresentado formalmente para a Secretaria de Estado da Educação, mas as escolas já podem se cadastrar.

   Para fazer o cadastro da escola, basta acessar o site www.gpea.uem.br.

   O GPEA também disponibilizou um tutorial no Youtube que explica as funcionalidades do sistema e ensina como gerar a grade de horários para os turnos.

Fonte: AEN PARANÁ.


08/12/2020
16:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp