CANDIDATOS ELEITOS E SUPLENTES SERÃO DIPLOMADOS PELA INTERNET.

Notícias

CANDIDATOS ELEITOS E SUPLENTES SERÃO DIPLOMADOS PELA INTERNET.

A diplomação é ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo.


Brasil


    Devido à pandemia do coronavírus, a diplomação dos candidatos eleitos e suplentes será de forma virtual. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por meio da uma portaria, regulamentou a emissão, pela internet, de diplomas dos candidatos eleitos e suplentes, até a terceira colocação, em eleições gerais e municipais, no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná.

   A diplomação é ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo.

   O presidente do Tribunal ou da Junta Eleitoral ainda vai definir a data para a expedição dos diplomas aos eleitos e suplentes, tornando-a pública por meio de edital, com antecedência mínima de dois dias.

   Poderá ser realizada sessão pública solene de diplomação, na sede do Tribunal ou do cartório eleitoral, ou em local a ser designado pelo presidente do Tribunal ou da Junta Eleitoral, facultada a entrega de diplomas impressos.

   A validação do diploma poderá ser obtida mediante consulta no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) – aba “Validação do Diploma”, disponível na página da internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mediante a digitação do código de autenticidade.

    O diploma emitido por meio do sistema informatizado do Tribunal constitui documento eletrônico com valor legal e presunção de veracidade, podendo ser obtido a qualquer tempo, após a diplomação, no site do Tribunal na internet ou, pessoalmente, no Tribunal ou no cartório eleitoral competente.

Fonte ParanáPortal


10/12/2020
15:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp